O que é vocação?


O termo vocação se entende como um chamado que chega até o ser humano diretamente de Deus e brota do interior da pessoa. Implica uma relação interpessoal , um diálogo entre Deus e a pessoa humana.
 O chamado de Deus chega à pessoa humana ao longo de sua existência. Ordinariamente, Deus se serve de intermediários: o Espírito, a Igreja, outras pessoas, a realidade que nos cerca.
A vocação, que tem sua origem no alto, encontra no profundo do ser humano aspirações, estímulos e condições para que possa ser escutada, acolhida e vivida.
O despontar e o desenvolvimento da vocação é um mistério do qual entrevemos somente alguns aspectos parciais, em contínua e imprevisível evolução, indicadores de um processo, cujos componentes dinâmicos brotam de dois  seres livres e em contínuo diálogo entre si.
Deus me chama pelo nome desde o ventre materno.com amor, Deus me abre a porta da felicidade, respeitando minha liberdade.
A  vocação é, por assim dizer, uma misteriosa luz, na qual se traduz em uns desígnios concretos de Deus sobre cada ser humano.
Jesus Cristo continua chamando hoje: chama à vida honesta e digna e ao serviço do próximo, enfim, chama a seguir seus passos com os que estão à beira do caminho por onde Ele andou.
 Viver a vida como vocação é viver e entrar no jogo do chamado, resposta e encontro de Deus com os homens e as mulheres.