Quem somos


Somos as Irmãs Beneditinas da Providência, uma comunidade religiosa caracterizada pela espiritualidade do abandono à Amorosa Divina Providência, e como sinal de plena “confiança naquele que veste os lírios do campo e alimenta os pássaros do céu.
Estamos no Brasil a 13 anos e atuamos no Gama -DF e no Lago Azul –GO, dedicando nos a diversas pastorais e ações sociais.
O nosso Instituto religioso “Instituto das Irmãs Beneditinas da Providência” de direito pontifício, com sede em Genova, Via S. Giuliano, 10. Foi fundada por S. Benedita Cambiagio Frasinello em 1838, na cidade de Ronco Scrivia (Genova).
Em 1845, o Cardeal Tadini, Arcebispo de Genova, conhecia já as Regras do Instituto.
Em 1856 houve a primeira aprovação diocesana feita pelo Arcebispo André Charvaz e renovada cada cinco anos até a definitivamente em 1901. Em 1917 obteve o decreto de Louvor da Santa Sé que aprovando-a mudou o nome por “Religiosas de N. S. da Providência”, popularmente conhecidas como “Beneditinas da Providência” .
No dia 29 de março de 1926 houve a definitiva aprovação pela Santa Sé, e no dia 2 de Março de 1937 foram aprovadas definitivamente as Constituições. Em 1974 obteve oficialmente da Sagrada Congregação dos Religiosos e dos Institutos Seculares a primeira denominação: “Instituto das Irmãs Beneditinas da Providência”. Esta denominação foi ratificada também pela autoridade governamental com Decreto presidencial de 16 de outubro de 1974.

O nosso Instituto é um dom da Providência à Igreja, caracterizada pela espiritualidade do abandono
à Amorosa Divina Providência, e como sinal de plena “confiança naquele que veste os lírios do campo e alimenta os pássaros do céu”.
O Instituto tem como finalidade: a gloria de Deus, reconhecido na nossa historia e procurado através da nossa santificação no fiel seguimento de Cristo mediante os Votos de Castidade, Pobreza e Obediência, na conformidade a maneira de viver de S. Benedita, na vida fraterna em comum e nas varias formas do apostolado próprio do nosso Instituto.
Nós, irmãs Beneditinas da Providência, nos qualificamos pela espiritualidade do abandono na Amorosa Providência e a nossa primeira tarefa é a total dedicação a Deus na procura constante de aprofundar, apresentar e testemunhar os sinais da sua Presença e no ser dóceis instrumentos do seu amor providente, sabendo que “no abandono confidente esta a nossa força”.
O nosso Instituto tem fisionomia apostólica caritativa. Segundo o espírito das bem-aventuranças, vivido da Fundadora, as irmãs servimos a Deus trabalhando pela salvação do próximo, particularmente acolhendo as crianças e jovens carentes ou com dificuldades; na educação, na instrução e na formação integral dos jovens, com particular atenção aos abandonados e carentes de meios econômicos; no esforço pela promoção humana e cristã da família; no serviço as pobres e a os que sofrem.
       Esta nossa inicial missão apostólica educativa, a queremos conservar no tempo com fidelidade e vigilância, com renovada sabedoria nas obras e na abertura para com as novas formas de atuá-la, sabendo de ser “instrumentos” os menos adequados para obrar o maravilhoso prodígio “educativo”, mas escolhidas por Deus para o Servir em uma obra “tão excelente e santa”, que Ele mesmo cria e promove.